segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Mesa Brasil



O Programa Mesa Brasil SESC São Paulo é uma iniciativa de ação social e educativa que integra empresas, instituições sociais e voluntários. Criado em 1994 pelo SESC São Paulo, tem por objetivo contribuir para diminuir o desperdício de alimentos e a fome, bem como promover a melhoria da qualidade de vida de populações carentes institucionalizadas.




Colheita Urbana

Dispõe de um serviço estratégico de transporte de alimentos, com a utilização de veículos adequados, estabelecendo uma conexão entre empresas que doam e instituições que, imediatamente, recebem essas doações. Não trabalha com estoques de alimentos. Busca onde sobra, entrega onde falta: isto é a Colheita Urbana. O Mesa Brasil SESC São Paulo desenvolve também uma série de atividades educativas junto às instituições beneficentes, ministrando cursos e palestras sobre higiene, conservação, preparo de refeições e variadas formas de se evitar o desperdício.





União contra a fome e o desperdício
"O Fome Zero só terá sucesso se contar não apenas com o governo como também com a sociedade civil. Esta será a grande responsável pelo combate à fome no país." A afirmação foi feita pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, dia 24 de fevereiro de 2003, em Brasília, durante a cerimônia de lançamento do Programa "Mesa Brasil SESC", que até outubro desse ano foi levado a todas as capitais do país, combatendo a fome e o desperdício, com a doação de quatro milhões de quilos de alimentos - o que representa 16 milhões de refeições. "Quando vejo uma entidade importante como o SESC transformar experiências regionais bem sucedidas de combate à fome em uma tarefa nacional, fico mais otimista do que quando saí de casa hoje de manhã", completou o presidente Lula.

Na cerimônia de lançamento, realizada na sede da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o Programa "Mesa Brasil SESC" recebeu o aval do "Fome Zero", com a assinatura de um protocolo de cooperação entre o SESC e o Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome. Pelo protocolo, o governo incentivará a participação de órgãos públicos, empresas e pessoas físicas nas ações do "Mesa Brasil SESC".

O "Fome zero" incluiu em suas propostas ações do "Mesa Brasil", como um dos seus programas específicos e prioritários. O Mesa SESC São Paulo é citado textualmente e um resumo de seu trabalho foi incluído no Programa "Fome zero".

O Programa parte agora para a fase de interiorização.

http://www.sescsp.org.br/sesc/mesabrasilsp/oquee/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário